quarta-feira, 8 de agosto de 2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Para Papai

Letícia e Herikley

Reldsson
O cartão que eu fiz para o meu papai.
(Reldsson Santos Porto)

 Sou Letícia e tenho 8oito anos.
O meu papai chama-se Joselito 
e eu amo tantoooo!!
(Letícia) 

Meu nome é Herikey e tenho oito anos.
O meu pai é o Ernani e é muito carinhoso.
Feliz dia papai!!!
Fiz o cartão acima para o senhor!!
(Herikley)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Boto Rosa

.

A lenda do boto tem sua origem na região amazônica (Norte do Brasil). Ainda hoje é muito popular na região e faz parte do folclore amazônico e brasileiro.
De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto. 

CULTURA POPULAR

- Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.

- Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.
Mylena Vitória Nóia de Andrade 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm

Saci

.


O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, saci-saçurá e saci-trique, é uma personagem bastante conhecida do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro. É um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos.
Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios - bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; atrapalha o trabalho das cozinheiras, fazendo-as queimar as comidas, ou ainda, colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa; ou aos viajantes se perderem nas estradas.

Guilherme de Jesus dos Santos

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saci

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Brincar é Coisa Séria

.
.
.
.
.
.
.
.
.
Os alunos do 4º ano B pesquisaram e fizeram a releitura da obra do pintor Ivan Cruz "Brincadeira de Criança". Uma maneira que encontramos para homenagear um artista tão famoso e importante do Brasil. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte.